ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

É uma das mais promissoras formas de aproveitamento de energia solar e é importante maximizar a sua produção e racionalizar o seu consumo. Baseado no princípio do efeito fotovoltaico, a energia contida na luz do sol pode ser convertida diretamente em energia elétrica. Estes sistemas podem ser utilizados em locais isolados, sem rede elétrica, ou ligados à rede.

Os sistemas de autoconsumo podem estar ligados à rede elétrica, consumindo-se parte ou a totalidade da energia elétrica produzida pelos sistemas, ou podem estar isolados de qualquer rede elétrica, designando-se sistemas autónomos.

A Sunvienergy faz a gestão de todas etapas necessárias ao fornecimento e exploração de uma solução de energia solar fotovoltaica, nomeadamente, o estudo da melhor opção técnica e respetiva viabilidade económica, o fornecimento e instalação, manutenção e o acompanhamento do seu funcionamento.

Aplicações:

  • Iluminação Pública;
  • Bombagem de água;
  • Sinalização de estrada;
  • Telefones SOS;
  • Abastecimento de energia.

Sistemas isolados (Off-Grid)

Sistemas ideais para habitações (familiares ou pequenas casas de férias) localizadas em zonas sem acesso à rede pública. Os sistemas isolados são sistemas constituídos por um conjunto de painéis, um regulador de carga, uma ou mais baterias e um inversor. Os reguladores de carga são os responsáveis pelo controlo de cargas das baterias. Por sua vez as baterias deverão ter capacidade suficiente para alimentar as cargas durante a noite ou durante os dias com baixos valores de radiação solar.

Autoconsumo

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 153/2014 de 20 de outubro os sistemas de autoconsumo, designados por «Unidades de Produção para Autoconsumo» (UPAC) possibilitam que seja produzida energia elétrica para consumo na própria instalação e em que a eletricidade em falta ou em excesso seja, respetivamente, comprada ou vendida à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

Com os painéis solares para autoconsumo consegue-se uma maior eficiência quando a UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) é dimensionada de acordo com as necessidades da instalação de consumo.

Com a subida do preço da eletricidade e a descida da tecnologia fotovoltaica, o presente e o futuro passa sem dúvida pela produção para autoconsumo.

ENERGIA TÉRMICA

Um sistema de captação de energia solar térmica converte a radiação solar em energia térmica. O calor absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel solar é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados, até ao depósito de água quente. Estes sistemas permitem poupar entre 60 a 80% da energia necessária para o aquecimento de águas quentes sanitárias e aquecimento de piscinas e pode servir de apoio aos sistemas de aquecimento central.

Desde sistemas particularmente vocacionados para moradias, até aos sistemas de média e grande dimensão, a Sunvienergy dimensiona, elabora e implementa qualquer tipologia de projeto, garantindo a instalação e manutenção de todo o tipo de sistemas.

 

As principais aplicações da energia solar térmica são:

  • Produção de água quente;

  • Aquecimento de água de piscinas;

  • Apoio a aquecimento central.

ENERGIA EÓLICA

A energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento.

Quando expostos a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (CA). Depois de retificada (CC) esta corrente é usada para carregar baterias e posteriormente convertida em corrente alterna.

Vantagens da energia eólica:

– Boa rentabilidade do investimento;

– Diminui a emissão de gases de efeito de estufa;

– É uma das fontes mais baratas de energia.

ENERGIA HÍDRICA

O potencial de aproveitamento de energia mini-hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país.

A energia elétrica gerada da mini-hídrica ou hidroelétrica advém da transformação de energia potencial em energia cinética, ou seja, da força das águas. A mesma pode ser explorada em menores dimensões – centrais mini e micro-hídricas, dependendo da potência instalada.

Este processo de produção desta energia decorre do seguinte modo: a água disponível numa quota superior é encaminhada através de uma tubagem para um depósito acumulador e de seguida é encaminhada para uma pequena turbina de geração de eletricidade. É uma excelente opção desde que se disponha de um curso regular de água com uma inclinação suficiente.

A Sunvienergy desenvolve e implementa soluções que vão ao encontro deste tipo de aproveitamento de Energia.

AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO
ENERGÉTICA

Uma Auditoria Energética é um exame detalhado das condições de utilização de energia numa instalação (unidade fabril ou edifício) e nesse sentido constitui um instrumento fundamental para gestão eficiente da energia. O conhecimento de informação específica e detalhada sobre os consumos energéticos, assim como do grau de eficiência dos equipamentos assim como possíveis perdas, permitem definir estratégias de gestão e identificar as medidas mais adequadas de poupança de energia.

Mediante uma certificação energética os proprietários podem conhecer a qualidade energética da sua casa.

A Sunvienergy, através de peritos qualificados, efetua Certificações Energéticas (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS)), garantindo todo o processo, desde a vistoria à emissão do Certificado.